Vivicel Login:
Informe seu e-mail abaixo para continuar!
XFale Conosco:
Viviane Weber Certificado Digital 932 views 8 min. de leitura
Cada um dos dois tipos de Certificados Digitais apresenta inúmeras vantagens, que devem ser levadas em consideração no momento de escolher o modelo mais adequado.
Veja as diferenças entre um Certificado e outro:
O certificado do tipo A1 é emitido diretamente no computador, pode ser armazenado em seu navegador de internet ou na nuvem, este tipo de certificado possibilita que seja feita cópias de segurança e posteriormente a instalação em outros computadores. Pode ser acessado de qualquer dispositivo, de qualquer lugar do mundo, com total segurança e com muita praticidade.
É o certificado emitido em seu computador, tablet ou celular. Ele é armazenado em arquivo, permite a cópia e tem validade máxima de um ano. Pode ser do tipo pessoa Física ou Jurídica.
Vantagens mais procuradas nesse tipo de Certificado Digital:
· Pode ser instalado em diversos computadores simultaneamente;
· Pode ser importado por software de emissão de notas fiscais;
· Exige o backup do Certificado, ou seja, se o computador for formatado, o arquivo não é perdido;
· Agilidade no momento de assinar documentos, já que não depende de dispositivos externos;
· Não requer instalação de leitores.
É o Certificado armazenado em Tokens (similar a um Pen drive) ou Smartcards (cartões). Ele não permite a cópia e tem validade máxima de 3 anos. Oferece mais mobilidade e segurança, pode ser do tipo Pessoa Física ou Jurídica.
O certificado do tipo A3 pode ser armazenado em um dispositivo criptográfico, que pode ser um cartão inteligente (necessita de uma leitora), token, e agora, também na nuvem, ambos protegidos por senha e uma alta camada de criptografia.
Vantagens mais procuradas nesse tipo de Certificado Digital:
· Renovação a cada 3 anos;
· Pode ser levado para qualquer lugar onde seu uso seja necessário;
· É inviolável e tem um nível de segurança elevado, pois não pode ser extraído ou copiado para outra mídia;
· Mídia pessoal e intransferível, somente o portador da senha pode utilizá-la.
A escolha do Certificado depende principalmente da necessidade de uso. É preciso avaliar em quantas máquinas será utilizado, se o cliente tem a necessidade de acessá-lo em diversos locais, entre outros pontos que precisam de uma análise minuciosa para definir a melhor opção.
Quando há a necessidade de usar o certificado em diversas máquinas, alguns pontos devem ser observados.
O certificado A1, por exemplo, uma vez instalado, pode ser utilizado por qualquer pessoa em posse do computador em questão, já que não há a necessidade de digitar a senha a cada operação. Isso pode acabar comprometendo a segurança dos dados.
Em contrapartida, o certificado A3, apesar de ficar vulnerável a certos riscos, como perda, extravio, avarias e desastres naturais, por se tratar de um dispositivo móvel, mesmo que por acidente fique em posse de alguém não autorizado, não tem risco de ser indevidamente utilizado, pois exige a digitação da senha em todas as transações que forem realizadas. Além disso, se a senha for digitada erroneamente 3 vezes, o Smartcard é imediatamente bloqueado, o que reforça ainda mais a segurança.
Embora o Certificado A3 apresente um valor aquisitivo maior, sua validade pode chegar a 3 anos. Avaliando o valor pago pela quantidade de tempo em que ele poderá ser usado, a vantagem observada é maior.
Em relação a isso, o Certificado A1 só é considerado mais vantajoso se houver a necessidade de realizar determinadas alterações de informações sobre a empresa ou representante legal, pois nesses casos é necessário descartar o Certificado Digital em uso adquirindo um novo, desprezando todo o tempo de validade que ainda pode restar.
Segue lista de mudanças que podem ou não ser feitas sem comprometer a funcionalidade do dispositivo.
· Alteração de endereço;
· Alteração em filiais (abertura, exclusão, mudança de endereço, etc.);
· Alteração de quadro societário, exceto representante legal;
· Alteração de cláusulas do contrato social;
· Alterações cadastrais nas juntas Comerciais.
· Alteração do representante legal da empresa;
· Alteração do CPF ou data de nascimento do representante legal;
· Alteração de CNPJ da empresa.
Um dos maiores motivos ao optar pelo Certificado Digital, é a segurança proporcionada por ele. Mas afinal, qual é o mais seguro?
Se em um escritório os computadores são de uso coletivo ou não precisam de senha de acesso, por exemplo, o Certificado A1 pode não ser a melhor opção, tendo em vista que ele poderá ser usado por qualquer um sem a necessidade de identificação. Outro cenário que causa preocupação é em caso de furto de máquinas, situação em que qualquer um pode ter acesso às funcionalidades até que o certificado seja cancelado.
Nesse caso, a melhor opção seria o A3, já que é preciso estar com o dispositivo em posse para realizar qualquer transação e a senha é exigida a cada vez que é utilizado. Além disso, é possível que apenas uma pessoa desfrute de suas funcionalidades por vez, justamente pela necessidade de inserir o dispositivo na máquina que estiver em uso.
Caso a senha seja digitada de forma errada por 3 vezes, o dispositivo é imediatamente bloqueado, reforçando sua segurança.
Cada tipo de Certificado Digital apresenta diversas vantagens e desvantagens de uso. Por isso, é tão importante analisar as necessidades da empresa e as condições em que o Certificado será utilizado para que a melhor escolha seja feita.
Como você pode ver até agora, obter o Certificado Digital traz diversas vantagens para o dia a dia, mais confiança nos processos, agilidade nas tarefas diárias, redução de custos operacionais, entre outras.
Quer se manter atualizado e também aproveitar as vantagens da tecnologia? Entre já em contato com a VIVICEL CERTIFICADOS DIGITAIS e adquira seu certificado digital!
Informe seu e-mail abaixo para continuar!
X
Olá, deixe seu comentário para QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE O A1 E A3?